> Orientar pais, cuidadores e educadores para:
- Nunca falar pela criança nem deixar que os outros falem por ela.
- Aguardar a solicitação da criança, não antecipando suas vontades.
- Prestar atenção quando a criança iniciar um diálogo.
> Criar situações inesperadas que provoquem reações da criança aguardando seus comentários.
> Fornecer apoio aos pais para que possam desenvolver um relacionamento emocional saudável com a criança.
> Informar à família sobre o nível de desenvolvimento da linguagem da criança, orientar em que complexidade devem falar para ajudar no desenvolvimento da linguagem e na manutenção do diálogo.
> Garantir o desenvolvimento global (motor, cognitivo, social e emocional) da criança mantendo relacionamento com profissionais especializados nas diferentes áreas.
> Criar ambiente propício para a socialização, incentivando as iniciativas, as amizades, os relacionamentos com diferentes pessoas.
> Observar as características individuais e atender as necessidades específicas ajudando a pessoa com Síndrome de Down a se comunicar e a ver a linguagem como uma forma facilitadora para a realização de seus desejos e expressão de seus sentimentos.
> Verificar a necessidade de próteses e orteses: dentárias, ortopédicas e auditivas encaminhando para as especialidades responsáveis e orientando aos pais.
> Orientar aos pais quanto a inclusão escolar.
> Orientar a Instituição de ensino quanto a inclusão desta criança em classe regular, e a adaptação de materiais e conteúdos para a facilitação do processo de ensino e aprendizagem.
> Orientar aos pais em relação à atividades complementares de socialização, esporte, lazer e cultura para formação de um individuo integral apto a realizar atividades de vida de relação.
> Realização de terapias nas areas de Fonoaudiologia, Psicologia, Psicopedagogia e Terapia Ocupacional.
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