FONOAUDIÓLOGO E PSICOPEDAGOGO

FONOAUDIÓLOGO E PSICOPEDAGOGO
Felipe Ribeiro

NIACP Rio

Atuação voltada para o diagnóstico e acompanhamento dos Transtornos

de Aprendizagem, Comunicação, Necessidades Especiais e Inclusão.

Méier e Barra da Tijuca - Rio de Janeiro.

AVALIAÇÃO - TERAPIA INDIVIDUAL E EM GRUPO - SUPERVISÃO

CURSOS E PALESTRAS EM INCLUSÃO, MEDIAÇÃO E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM

AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA - AVALIAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA

PARCERIAS EM AVALIAÇÕES COMPLEMENTARES

quinta-feira, 22 de julho de 2010

ORTODONTIA E FONOAUDIOLOGIA

ORTODONTIA E FONOAUDIOLOGIA
A união que leva ao sucesso!

Um dos tratamentos mais procurados nas últimas duas décadas é a Ortodontia, geralmente com finalidade estética para correção do alinhamento dos dentes. Mas só colocar o aparelho, às vezes, não é suficiente. Em cerca de 40% dos casos, depois do tratamento, os dentes voltam a ficar desalinhados. Poucas pessoas sabem, mas há outros fatores em jogo para a correção completa da arcada dentária. Um dos principais é a postura correta da língua, lábios e bochechas.

Os dentes estão posicionados na arcada dentária de acordo com os músculos: os externos – bochechas e lábios – e o interno – a língua. Eles são o sanduíche desse recheio de músculos. Quando há desequilíbrio nessa musculatura, eles podem ser projetados para dentro ou para fora, necessitando do uso de aparelho ortodôntico para a correção. O distúrbio mais comum é a mordida aberta.

Algumas das causas são hábitos comuns, como o uso de chupeta, o hábito de chupar os dedos ou a sucção dos lábios ou da língua. São distúrbios que surgem durante os primeiros anos de vida. Quando se consegue interromper esses hábitos até os quatro anos de idade, há uma grande chance de a arcada dentária da criança voltar ao normal.


Assim, o fonoaudiólogo trabalha a "função" e o ortodontista a "forma", aspectos intimamente intrínsecos. Desse modo o fonoaudiólogo, atuará em conjunto com o ortodontista, realizando um trabalho miofuncional de adequar os órgãos fonoarticulatórios e funções neurovegetativas.

A Odontologia e a Fonoaudiologia trabalham em conjunto, quando as alterações das funções orofaciais estão, de alguma forma, interferindo no posicionamento dos dentes ou também para a retirada de hábitos bucais nocivos.

As sessões podem começar antes ou durante o uso do aparelho. Os exercícios vão trabalhar a postura e o tônus da língua, dos lábios e da bochecha em repouso, assim como também nas funções de mastigação, deglutição e respiração. O avanço e a alta da atuação fonoaudiológica dependerá do empenho do paciente na realização dos exercícios e novos hábitos assim como o avanço do tratamento ortodôntico.


Felipe Ribeiro
Fonoaudiólogo e Psicopedagogo
Coordenador NIACP

Um comentário:

  1. Boa Noite Felipe,

    Gostaria de parabenizá-lo por tão prestimosa iniciativa de integrar, de forma lógica e prática, os ramos das ciências em saúde e psicossociais numa problemática tão rica em nuanças e detalhes técnicos que, quase sempre, escapam ao limitado olhar clínico dos profissionais envolvidos nesta questão. Falo dos muitos, que ainda, monopolizam seus pacientes em tentativas inócuas de pobre embasamento científico ou de resultados limitados, quando, não raro, retardam ou pioram o quadro clínico desses pacientes. O aspecto multidisciplinar do quadro sindrômico aqui abordado, deve romper as fronteiras acadêmicas e nortear o padrão de atendimento das clínicas especializadas. Este é, sem dúvida, o lado positivo do esquartejamento das ciências médicas, onde cada especialista, agora, vê-se inclinado a vislumbrar as vantagens da visão global do ser humano em seus aspectos bio-psico-sócio-culturais, ao invés de considerá-lo apenas como uma tonsila faríngea hipertrofiada, um aparelho estomatognático em disfunção, uma maxila atrésica, uma aberração disfônica, um ronco dispneico, um insone preguiçoso ou um ser hiperativo de difícil resolução psicopedagógica. Unidos, todos nós, numa trindade indissociável; pais-profissionais-pacientes, diante da nova perspectiva paradigmática, acenamos ser possível lograr êxito na jornada desafiadora do povir irreversível da humanidade; a saúde integral do ser.
    ROMERO CARVALHO – ORTODONTIA, ORTOPEDIA E CIRURGIA MAXILO-FACIAL
    doutorromerocarvalho@hotmail.com

    ResponderExcluir