FONOAUDIOLOGIA
Dr. Felipe Ribeiro
Especializado em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem
Psicopedagogo Clínico e Institucional
"A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções orofaciais e na deglutição." Plenário do CFFa durante a 78ª SPO - março de 2004.
A avaliação é feita de forma individual visto que tem como objetivo avaliar a comunicação oral e escrita do indivíduo através de uma bateria de testes elaborados pelo fonoaudiólogo. Após a realização desses, é feito a orientação aos pais e educadores e caso seja necessário, o indivíduo é encaminhado para o profissional responsável pela patologia. É recomendável que a terapia seja feita fora da escola, pois não é viável retirar a criança da sala de aula, tal fato pode constrangê-la.Estudos mostram que aproximadamente 80% das crianças que manifestam algum tipo de alteração de fala/linguagem, na primeira infância, apresentarão no futuro, comprometimento no seu desenvolvimento, seja cognitivo e da aprendizagem, emocional ou psíquico. Pensando nessa perspectiva, a atuação fonoaudiológica no desenvolvimento infantil é fundamental!!!
FONOAUDIOLOGIA CLÍNICA
- Alterações na fala: não fala, fala com omissão, distorção ou substituição de fonemas,
- Gagueira,
- Fala Infantilizada,
- Dificuldade de leitura: Lê silabando, lê e não entende,
- Dificuldade de escrita: Escreve com troca de fonemas, não associa o grafema ao fonema,
- Dificuldades em Consciência Fonológica,
- Voz: Fica rouco com freqüência, fala muito alto ou baixo de mais,
- Mastigação e Respiração: Fica muito de boca aberta, respira pela boca, mastiga errado,
- Hábitos Viciosos: Chupeta, sucção de dedo, ronco,
- Crianças com necessidades especiais: com alterações de fala, deglutição (baba de mais) etc.- Crianças e Adolescentes com Síndrome de Down, Autismo, Asperger, Paralisia Cerebral, TDA, TDAH etc...
- Triagem Escolar
Nenhum comentário:
Postar um comentário