FONOAUDIÓLOGO E PSICOPEDAGOGO

FONOAUDIÓLOGO E PSICOPEDAGOGO
Felipe Ribeiro

NIACP Rio

Atuação voltada para o diagnóstico e acompanhamento dos Transtornos

de Aprendizagem, Comunicação, Necessidades Especiais e Inclusão.

Méier e Barra da Tijuca - Rio de Janeiro.

AVALIAÇÃO - TERAPIA INDIVIDUAL E EM GRUPO - SUPERVISÃO

CURSOS E PALESTRAS EM INCLUSÃO, MEDIAÇÃO E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM

AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA - AVALIAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA

PARCERIAS EM AVALIAÇÕES COMPLEMENTARES

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

INICIANDO UMA NOVA ETAPA: ESCOLA

INICIANDO UMA NOVA ETAPA: ESCOLA

     A pré-escola é uma oportunidade que a criança tem de se desenvolver intelectual e emocionalmente, enfrentando as dificuldades sozinha, começando a lidar com outros adultos que não seus pais nem seus familiares. Graças à educação em grupo, a criança desenvolve a receptividade e a sensibilidade ao mundo exterior; aprende a vencer a timidez e insegurança, a colaborar e trabalhar em equipe, aprende a trocar e emprestar brinquedos; a conviver com outras crianças, a defender-se, se comunicar e se expressar melhor.
     Alguns pais ficam em dúvida sobre quando os filhos devem começar a frequentar a escola, estudos afirmam que a partir dos 2 anos, a criança já pode frequentar a escola. Nesta idade, o processo de assimilação é mais fácil com a visualização e as novas vivências que a criança terá nesta etapa


     O início da vida escolar é importante para toda a família, e neste momento surgem dois grandes desafios: ambiente novo e o distanciamento temporário da mãe. O comportamento dos pais ajuda seus filhos nesta novidade social.

Algumas dicas para ajudar os pais nesta etapa tão importante:

1- Visite a escola sem seu filho, mas com outras crianças (em horário de funcionamento), as visitas surpresas são as melhores, se a instituição não permite  desconfie.

2- Visite a escola com seu filho,  faça o reconhecimento com ela. Mostre as outras crianças brincando e interagindo entre elas e com as professoras, ajudará a criança a entender que é mais interessante do que parece.

3- Evite que esta nova etapa coincida com outros eventos como: mudança de casa, chegada do irmãozinho, falecimento de familiar ou animal de estimação, separação etc... Uma nova situação por vez já é suficiente.

4- Observe o relógio biológico do seu filho: Se ele dorme até tarde e ele precisará ir para escola pela manhã essa mudança deve começar em casa antes do período das aulas.

5- Se programar para buscá-lo na hora da saída é MUITO IMPORTANTE.

6- Prefira escolas que viabilizem a adaptação gradual, e mais fácil para a criança e para os pais.

7- Muita atenção e paciência são palavras chaves: Questione, avalie e observe, caso não se sinta segura em deixar seu filho nesta ou naquela Instituição busque outra que lhe transmita segurança.

8- Um brinquedo que goste muito, para ser levado para escola nos primeiros dias, ajuda muito, primeiro por que é uma peça que possui afeto e depois na saída não vai querer levar brinquedos da escola, pois certamente não vai querer trocar pelo dele/a.


     Ajudar a criança neste processo de adaptação à vida escolar é útil e aconselhável. Criar atitudes favoráveis por parte dos pais relativamente à escola, transmitir confiança à criança, falar com ela dos aspectos e momentos positivos da escola, perguntar-lhe e falar dos amigos e ainda centrarmo-nos mais nos sentimentos do que nos comportamentos e atitudes, pode facilitar e acelerar esta adaptação.

     Algumas famílias precisam de ajuda neste processo, neste caso o acompanhamento e facilitação feita com o auxílio de profissionais como Psicopedagogo, Psicólogo e Fonoaudiólogo auxiliam uma adaptação sem traumas, medos ou consequências negativas, não é uma fase fácil para ninguém, principalmente para os pais, mas ver seu pequeno fruto se desenvolver tráz alegrias imensuráveis.

Felipe Ribeiro
Coordenador NIACP RIO
Fonoaudiólogo e Psicopedagogo






Nenhum comentário:

Postar um comentário