FONOAUDIÓLOGO E PSICOPEDAGOGO

FONOAUDIÓLOGO E PSICOPEDAGOGO
Felipe Ribeiro

NIACP Rio

Atuação voltada para o diagnóstico e acompanhamento dos Transtornos

de Aprendizagem, Comunicação, Necessidades Especiais e Inclusão.

Méier e Barra da Tijuca - Rio de Janeiro.

AVALIAÇÃO - TERAPIA INDIVIDUAL E EM GRUPO - SUPERVISÃO

CURSOS E PALESTRAS EM INCLUSÃO, MEDIAÇÃO E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM

AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA - AVALIAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA

PARCERIAS EM AVALIAÇÕES COMPLEMENTARES

domingo, 20 de fevereiro de 2011

PARCEIRO NIACP - ODONTOLOGIA

CUIDANDO DOS DENTINHOS DA SUA CRIANÇA!

Bons hábitos de higiene bucal devem ser ensinados às crianças, ainda quando bem pequenas. Os dentes podem começar a nascer quando o bebê tem apenas seis meses de idade e continuam até os 3 anos, quando se completa a chamada dentição decídua (ou de leite).

No período que antecede o nascimento dos dentes de leite, algumas crianças demonstram certo grau de irritação, choram e algumas salivam mais do que o habitual, o que é considerado normal, já que suas gengivas se tornam mais sensíveis por que o dentinho está quase aparecendo na boca. A partir dos 6 anos, os dentes decíduos começam a amolecer, até que caem, dando lugar a um outro, agora permanente.

Embora a dentição decídua seja temporária, e substituída ao longo da vida, deve merecer a mesma atenção dos pais e responsáveis quanto à higiene dispensada. Isto significa que, a partir do aparecimento do primeiro dente de leite, a higiene bucal deve ser iniciada. Para isso, utiliza-se gaze ou fralda umedecida com água filtrada, limpando o dente, junto à gengiva, pela frente e por trás. Quando o primeiro molar decíduo erupcionar (entre 12 e 18 meses de idade), pode-se começar a utilização de escovas para higiene, com atenção ao uso de escova apropriada para a idade.

O hábito de escovar os dentes deve ser inserido na rotina da criança de maneira natural, assim como tomar banho. Os pais devem estar sempre por perto, principalmente nos primeiros anos de vida, em que a criança não possui a coordenação motora adequada para efetuar os movimentos próprios da escovação.

É importante que pais e responsáveis incentivem a escovação, pelo menos três vezes ao dia, após as principais refeições, estando atentos aos intervalos, pois a criança pode comer biscoitos e balas. Sempre que isso acontecer nova escovação deve ser realizada.

Visitas periódicas ao dentista são de extrema importância e devem ser realizadas a partir do surgimento dos primeiros dentinhos. Assim, o profissional terá a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento dentário da criança e evitar doenças.

Nunca deixe de dizer para criança que é bom ir ao dentista. Ensinar bons hábitos de higiene bucal aos seus filhos é uma das melhores lições de saúde que você pode dar a eles. Lembre-se: A saúde começa pela boca!


Rhayany Lindenblatt
Cirurgiã - dentista - Estomatologista
Mestre e Doutoranda em Patologia Bucodental
Universidade Federal Fluminense





Nenhum comentário:

Postar um comentário