FONOAUDIÓLOGO E PSICOPEDAGOGO

FONOAUDIÓLOGO E PSICOPEDAGOGO
Felipe Ribeiro

NIACP Rio

Atuação voltada para o diagnóstico e acompanhamento dos Transtornos

de Aprendizagem, Comunicação, Necessidades Especiais e Inclusão.

Méier e Barra da Tijuca - Rio de Janeiro.

AVALIAÇÃO - TERAPIA INDIVIDUAL E EM GRUPO - SUPERVISÃO

CURSOS E PALESTRAS EM INCLUSÃO, MEDIAÇÃO E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM

AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA - AVALIAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA

PARCERIAS EM AVALIAÇÕES COMPLEMENTARES

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Como escolher uma boa escola!

Como escolher uma boa escola


Muitos amigos, pacientes e conhecidos me pedem dicas nesta época para matricular seus tesouros na primeira ou nova Instituição escolar. Insistem em saber onde Rafaela estuda, mas nem sempre o que é bom para mim é bom para sua família. Decidi compilar algumas dicas para facilitar a escolha:

Primeiro de tudo: Não marque visita! Chegue na hora de entrada ou troca de turno, pois é nessas horas que observamos o cotidiano e a dinâmica da escola. Se Instituição insistir que você tem que marcar horário, Ok, pegue o contato e coloque como última opção. Tente também trocar algumas palavras com pais na entrada ou saída, se tiver algum responsável reclamando ou questionando, observe com atenção para ver este tratamento!

Visitando a escola: A visita pode ser iniciada de maneira virtual. Acesse o site da instituição, observe se ela deixa claro o que oferece, muitas copiam e colam frases e textos achados no Google e nem sabem o que significam. Conhecer a metodologia, filosofia, formas de avaliação podem facilitar sua visita presencial. Faça anotações de itens oferecidos para confirmar na visita propriamente dita, pois após vermos alguns sites podemos confundir as instituições.

- No dia em que for visitar tente ir com tempo, lembre que a pressa é inimiga da perfeição. Observe o comportamento dos funcionários desde a portaria, pois estes possivelmente serão os profissionais que lidarão com sua família caso opte pela instituição visitada.

- Profissionais tensos, de cara fechada, com baixa cordialidade podem indicar problemas de coordenação e direção.  Verificar a infra-estrutura e serviços oferecidos no site são importantes para afastar você de propagandas enganosas.

- Profissionais como enfermeiro, fonoaudiólogo e Psicopedagogo são de grande importância na Instituição, principalmente na educação infantil. Quanto maior a carga horária deste profissional, maior é a preocupação da escola com o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Algumas escolas dizem que possuem o serviço e quando você (já matriculado) cobra para seu filho descobre que tal profissional se encontra na Instituição um dia na semana por 1h.

- Profissionais como Psicomotricistas e Nutricionistas são de grande importância na educação infantil, estes por sua vez podem passar pela escola desenvolver atividades nas turmas (como o psicomotricista) ou atualizar as dietas e cardápios, são mais raros que estejam durante todo o horário letivo.  Os nutricionistas geralmente verificam a matéria prima, o preparo das refeições, o condicionamento e ir embora. Quem você puder conhecer, faça questão; pois sentirá o “nível” da escola.

- Exija saber o horário de permanência destes profissionais, assim como o cardápio atualizado do seu filho, guarde sempre esses cardápios e compare-os, pois algumas escolas nem recebem a visita do nutricionista e repetem cardápios iguais e antigos para todas as crianças.

Como diferencial, para os mais exigentes, pergunte se poderá ter acesso ao PPP (projeto político pedagógico) se a resposta for segura e clara, marque mais pontos, caso haja desvio do assunto ou ignorância total do termo ou da existência do PPP, fique mais atento ainda.
Observe bem a relação dos funcionários com as crianças, verifique presença de gritos freqüentes dos adultos e palavras desapropriadas, pois são estas que poderão ser levadas para sua casa em breve.

Capacidade e Lotação: Observe e questione a capacidade cada turma, a quantidade de professores e auxiliares, como e se é feito o deslocamento da turma pelos ambientes da escola (principalmente para os menores) se existem escadas, acessos não observados ou monitorados.

Higiene, conservação do espaço físico, dos brinquedos e dos materiais são importantes na observação da visita, equipamentos de proteção, como portões de controle de acesso, principalmente nas escadas, telas nas janelas, protetores de tomadas, proteção em piscina, piso antiderrapante, adaptações de acesso no banheiro (sanitário pequeno?  suporte para subir?) o que facilita e o que põe seu filho em risco

Simule situações: se meu filho cair e abrir o queixo, o que é feito? Sinta a resposta: Parece decorada? Complique a situação, transparece insegurança? Observe... existe seguro educacional? Para qual hospital levariam? Como identificam quem pode buscar meu filho (a)? Qual o procedimento se algum desconhecido vier buscar com um papel teoricamente assinado por mim? E se na confirmação não conseguirem falar comigo via telefone? (Parece exagero? O seguro morreu de velho?); Estou atrasado e já passou do horário de saída, qual é o procedimento? Existe cobrança?

Funcionamento: Saber o cronograma é fundamental, quando fecha, quando emenda? Período de férias? Precisa ser o mais adaptável á sua família!

Material: onde pode ser adquirido (só na escola?), uniforme, mochila e bolsas (só na escola?) algumas escolas fazem de qualquer coisa um comércio, outras querem que você traga até papel higiênico de casa!

Comemorações: Alguns responsáveis não fazem questão, outros ficam chateados quando não há comemoração de dia dos pais, dia das mães, datas em geral, outras Instituições comemoram dias depois da data, enfraquecendo a experiência, e colocando situações embaraçosas, ex. no elevado diversas crianças com o presente da mamãe menos seu filho. Algumas escolas eliminam comemorações relacionadas a religião, logo você precisa observar o que é importante para sua família.

Necessidades Especiais: Algumas escolas têm grande dificuldade em lidar com necessidades simples, desde restrição alimentar ou inserção de mediação. É importante observar, questionar e até solicitar por escrito para respaldo. Caso você verifique insegurança ou aquela velha frase que não estamos preparados, busque outra... CUIDADO com o contrário... aquela que diz aceitar tudo, geralmente é a que menos faz e só vê você como mais uma matrícula.

Monitoramento: Muitas escolas investiram na instalação de câmeras e sistemas de vigilância para os ambientes de uso comum e até salas de aula. Muito me agrada,pois, acredito que desta forma oferece segurança para nós pais e para instituição também. Considero importante questionar se há gravação (mais recomendado), por quanto tempo ficam armazenadas as gravações e se há alguém monitorando em tempo real (também mais recomendado).

Fique muito atento, geralmente quem conversa com você tem uma forte tendência ao marketing e treinamento em venda... você não está adquirindo um produto, está investindo na formação inicial do seu filho que pode ter relação direta com o comportamento e caráter de seu filho... Questione a formação da pessoa que conversa com você e dos profissionais que coordenam e lidam com seu filho (a).
Pessoal não é fácil, não é barato e sempre estamos sujeitos a fazermos péssimas escolhas, por isso não pense duas vezes antes de trocar se não estiver satisfeito.. Visite uma, duas, vinte e duas até que você se sinta seguro e satisfeito, certamente você terá um filho mais feliz!!! BOA SORTE!!!

Felipe Ribeiro
PAI da Rafa
Fonoaudiólogo Especializado em Linguagem
Psicopedagogo Clínico Institucional

Coordenador do NIACP RIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário