FONOAUDIÓLOGO E PSICOPEDAGOGO

FONOAUDIÓLOGO E PSICOPEDAGOGO
Felipe Ribeiro

NIACP Rio

Atuação voltada para o diagnóstico e acompanhamento dos Transtornos

de Aprendizagem, Comunicação, Necessidades Especiais e Inclusão.

Méier e Barra da Tijuca - Rio de Janeiro.

AVALIAÇÃO - TERAPIA INDIVIDUAL E EM GRUPO - SUPERVISÃO

CURSOS E PALESTRAS EM INCLUSÃO, MEDIAÇÃO E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM

AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA - AVALIAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA

PARCERIAS EM AVALIAÇÕES COMPLEMENTARES

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

PERDA DENTÁRIA PREOCE NA INFÂNCIA: UM PROBLEMA QUE DEVE SER OBSERVADO COM ATENÇÃO

PERDA DENTÁRIA PREOCE NA INFÂNCIA:
UM PROBLEMA QUE DEVE SER OBSERVADO COM ATENÇÃO

Apesar do grande avanço que se observa nas técnicas de Prevenção em Odontologia, e da velocidade como as informações chegam a toda a população, ainda são frequentes os casos de crianças com necessidade de reabilitação estético-funcional, devido à perda de dentes decíduos por cárie precoce da infância.

As alterações estéticas e funcionais causadas por estas perdas podem influenciar no desenvolvimento biopsicossocial da criança, influenciando até mesmo o seu relacionamento com as pessoas e o seu aprendizado escolar.

Embora o dente decíduo (dente de leite) seja substituído posteriormente pelo dente permanente, merece os mesmos cuidados de higiene. A perda precoce de dentes decíduos pode prejudicar o desenvolvimento dos futuros dentes permanentes, seja na sua formação, seja no seu aparecimento na arcada dentária, gerando dentes com formas diferentes da habitual e mal posicionados. Além disso, o controle na ingestão de doces, uma higiene oral supervisionada pelos pais ou responsáveis e visitas periódicas aos dentistas são tão importantes na infância quanto na fase adulta.

A Cárie Precoce da Infância (CPI) afeta uma considerável proporção de crianças pré-escolares e refere-se à presença de grande parte do dente com lesão de cárie (cavitada ou não), perdida ou já restaurada, em um dente de leite de uma criança na primeira infância. Muitas vezes, se observa que crianças de pouca idade apresentam os dentes decíduos destruídos de tal forma pelas lesões de cárie, que o único tratamen¬to possível é a completa remoção do dente.

Os efeitos negativos da cárie dentária sobre a vida das crianças incluem a dificuldade de mastigar, diminuição do apetite, a perda de peso, dificuldade para dormir, alteração no comportamento (irritabilidade e baixa auto-estima) e a diminuição do rendimento escolar (ACS et al., 1999; ACS et al., 2001; AYHAN et al., 1996; FEITOSA; COLARES; PINKHAM, 2005; FILSTRUP et al., 2003; ISSÁO; GUEDES-PINTO, 1994; LOW; TAN; SCHWARTZ, 1999).

A saúde bucal é essencial para a qualidade de vida. Todos os indivíduos devem dispor de uma condição de saúde bucal que lhes permita falar, mastigar, reco¬nhecer o sabor dos alimentos, sorrir, viver livre de dor e desconforto e se relacionar com outras pessoas sem constrangimento (PETERSEN, 2003).


É de extrema importância que pais e responsáveis acompanhem o desenvolvimento e a higiene bucal de deus filhos, principalmente de crianças na primeira infância, pois não possuem coordenação motora e atenção necessárias para realizar os movimentos adequados de escovação. Frente à observação de algum sinal de lesão de cárie (manchas escurecidas, pequenas ou grandes cavidades), uma visita ao cirurgião-dentista deve ser ralizada, para que ele possa intervir e evitar a evolução da cárie o mais precocemente possível.

Dra. Rhayany Lindenblatt
Cirurgiã - Dentista / Parceira NIACP

Especialista em Estomatologia (Doenças da Boca), Mestre e Doutoranda em Patologia Bucodental. Professora da Pós Graduação em Estomatologia da Ocex. Dentista do Exército.Palestrante em Prevenção, Higiene e saúde da boca, e Saúde da boca e crianças especiais, mitos e verdades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário