Incentive seu filho a ler
- Permite ao homem se comunicar melhor e aprender,
- Estimula o senso crítico e faz com que a criança tenha um maior rendimento na escola,
- Amplia o conhecimento do mundo,
- Aumenta o vocabulário,
- Desenvolve a criatividade e a imaginação,
- É uma forma de ter acesso às informações e, com elas, buscar melhorias para si e para o mundo,
- Facilita a escrita...
Dicas de livros por idade:
Entre um ano e meio e três anos: Nas crianças menores,entre os brinquedos livros de papelão, plástico ou pano, contendo gravuras que permitirão a criança explorar o ambiente pelo tato e nomear os objetos.
Até os 3 anos O enredo deve ser curto, contendo humor e mistério, com repetição dos elementos para a manutenção de sua atenção.As crianças assimila melhor enredos com crianças, bichinhos, brinquedos ou animais com características humanas, ou seja, que falam e têm sentimentos.
Dos 3 aos 6 anos: As histórias devem abusar da fantasia com reviravoltas no enredo e também de crianças ou animais como personagens. Os contos de fada são imbatíveis.
Aos 7 anos: leia aventuras em ambientes conhecidos, como a escola, o bairro, a família. As fábulas continuam em alta.Revistas em quadrinhos.
Aos 8 anos: As fantasias mais elaboradas (Mágico de Oz, Alice no País das Maravilhas, Harry Potter) são ideais.
A partir dos 9 anos: Histórias de explorações, viagens, as invenções, os enredos humorísticos prendem a atenção, assim como os contos de mitos e lendas.
Se os pais lêem seus filhos se espelharam neles e isso é fato, com o tempo ela se interessará e logo pedirá um. Deixe os livros bem expostos em locais baixos como prateleiras para que, a criança tenha a liberdade de pega-los sempre que quiser.
Leve seus filhos em bibliotecas e livrarias e veja na escola se não há uma na qual a criança possa leva-lo para casa, é legal para estimular a leitura e a responsabilidade pois ao leva-lo para casa, ele terá que cuidar do mesmo e devolve-lo em ótimo estado. E conforme for crescendo a criança ficará interessada por outros assuntos o que é normal.
BOA LEITURA
Não é raro crianças apresentarem dificuldades em leitura e escrita. Mesmo ocorrendo por diversos fatores, alguns demoram a buscar ajuda ou até mesmo a dar conta de que seu filho esta com dificuldades. Neste caso ouça sempre com atenção os apontamentos da professora de seu filho, pois ela é quem tem contato direto como o momento da dificuldade. Busque ajuda... Neste caso o Psicopedagogo é o profissional mais adequado para descobrir a causa da dificuldade e indicar o profissional mais indicado para tratar. Algumas vezes o Fonoaudiólogo e outras o Psicólogo dependendo do que foi observado na avaliação do Psicopedagogo.