II NIACP UFRJ - APRENDIZAGEM
No dia 01/04/2011 iniciou-se o segundo curso de extensão NIACP-UFRJ. O curso composto por quatro encontros foi iniciado com um tema que sempre gera dúvidas e até algumas polêmicas; Dislexia, Disgrafia, Disortografia e Discalculia. O grupo trouxe algumas vivências e até mesmo alguns mitos que foram dissolvidos e esclarecidos. Falamos sobre como identificar esses alunos, as dificuldades que enfrentam no dia a dia e como podemos ajudá-los.
O grupo é heterogêneo, interessado e participativo o que nos permite conhecer e trocar experiências sobre diversas óticas e vivências. Nosso último encontro será dia 30 de abril e abordaremos as relações entre os distúrbios da comunicação e a aprendizagem, que são justamente as alterações mais frequentes nas escolas, e que quando são percebidas precocemente, podem ser resolvidas até mesmo antes da alfabetização, evitando alterações na aquisição da leitura e da escrita. Está sendo um grande prazer conviver com esse grupo, certamente ficará saudade.
Lembre-se: Dislexia não é má alfabetização, não é preguiça e nem tem relação com a condição socioeconômica da família da criança. Alunos com dificuldades em reconhecer letras, dificuldade na alfabetização, dificuldades em soletração, leitura lenta, sílaba por sílaba entre outros sinais (vide apostila) podem estar apresentando dificuldade e até fracasso escolar devido à Dislexia. Você sabe o que fazer!
Nosso segundo encontro, no dia 08/04/11, teve como o tema TDAH, transtornos de comportamento e suas interferências na aprendizagem. Neste dia podemos explorar o que há de diferente em crianças muito desatentas, ou muito agitadas, compreendemos que nem sempre é má educação, falta de limites ou desinteresse. Muitas crianças apresentam alterações neurobiológicas que dificultam o aprendizado e muitas vezes levam ao fracasso escolar.
Lembre-se: Criança que parece ter dificuldades em ficar quieta, parece não ouvir as instruções, aparenta estar em "outro planeta" entre outras características (vide apostila), podem estar sofrer dificuldades na aprendizagem devido ao TDAH.
Nosso terceiro encontro no dia 15 de abril, abordou dois temas que interferem diretamente na dinâmica escolar da Instituição de ensino, e consequentemente no aprendizado. Falamos sobre um tema muito discutido e debatido nas últimas semanas denominado de Bullying. Houve a oportunidade de conhecer os envolvidos nesta violência e tomar consciência do nosso papel nessa situação.
Atenção: Quando observamos que nosso aluno, se isola nos intervalos, está sempre só, volta para aula sujo ou rasgado, com marcas, se os outros alunos e até professores os chamam por apelidos, entre outros sinais (vide apostila), precisamos observar e intervir, pois nosso aluno pode estar sendo vítima de Bullying, dentro da própria sala ou escola.
Em seguida foi observado o outro lado na relação professor aluno, falando sobre a Síndrome de Burnout, onde os participantes foram levados a refletir sobre sua prática laboral, e descobriram que indisposições, falta de ânimo, dores no corpo entre outros sinais (vide apostila) podem ser bem mais que estresse, podes ser sinais de uma síndrome que afasta da profissão e até mata.
Atenção: Têm percebido algum colega muito estressado, apático, reclamando de exaustão, esquecimentos? Oriente essa pessoa a buscas ajuda, ela pode estar apresentando sinais da Síndrome de Burnout.
O grupo é heterogêneo, interessado e participativo o que nos permite conhecer e trocar experiências sobre diversas óticas e vivências. Nosso último encontro será dia 30 de abril e abordaremos as relações entre os distúrbios da comunicação e a aprendizagem, que são justamente as alterações mais frequentes nas escolas, e que quando são percebidas precocemente, podem ser resolvidas até mesmo antes da alfabetização, evitando alterações na aquisição da leitura e da escrita. Está sendo um grande prazer conviver com esse grupo, certamente ficará saudade.
Felipe Ribeiro
Coordenador NIACP
Fonoaudiólogo e Psicopedagogo
A primeira aula quebrou alguns mitos. No geral o curso mostrou a necessidade da interação professor+aluno que vai muito além de jogar matéria no quadro. Vocês estão de parabéns!
ResponderExcluirAcho o tema Distúrbios de Aprendizagem muito bem trabalhado por vocês, Felipe e Adriana.Seria muito bom se todos os profissionais de educação pudessem participar de um encontro promovido por vocês!
ResponderExcluirO curso está sendo dinamizado de forma objetiva, abordando aspectos fundamentais dos transtornos de aprendizagem que têm estado presentes com bastante frequência nas salas de aula, sem que os profissionais da educação saibam como lidar com eles. A UFRJ deveria divulgá-lo nas redes de ensino para que mais profissionais tivessem acesso a ele.
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