FONOAUDIÓLOGO E PSICOPEDAGOGO

FONOAUDIÓLOGO E PSICOPEDAGOGO
Felipe Ribeiro

NIACP Rio

Atuação voltada para o diagnóstico e acompanhamento dos Transtornos

de Aprendizagem, Comunicação, Necessidades Especiais e Inclusão.

Méier e Barra da Tijuca - Rio de Janeiro.

AVALIAÇÃO - TERAPIA INDIVIDUAL E EM GRUPO - SUPERVISÃO

CURSOS E PALESTRAS EM INCLUSÃO, MEDIAÇÃO E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM

AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA - AVALIAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA

PARCERIAS EM AVALIAÇÕES COMPLEMENTARES

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

NIACP na UFRJ


         
         No último dia 03 de Setembro, foi dado início ao I Curso de extensão NIACP em parceria com a Faculdade de Letras da UFRJ. Com o tema TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E SUAS IMPLICAÇÕES NA DINÂMICA ESCOLAR, o Fonoaudiólogo e Psicopedagogo, Felipe Ribeiro e a Psicóloga e Orientadora Educacional, Adriana Cunha, abordaram assuntos relacionados com as dificuldades de leitura e escrita, esclarecendo dúvidas sobre Dislexia, Disgrafia, Disortografia e Discalculia. Nos deparamos com um público de 93 estudantes, muito coerentes, interessados e preocupados em auxiliar seus alunos e futuros alunos a alcançar o sucesso, sendo capazes de identificar e orientar possíveis de sinais de transtornos relacionados à leitura e escrita.

DISLEXIA É uma dificuldade primária do aprendizado abrangendo: leitura, escrita, e soletração ou uma combinação de duas ou três destas dificuldades. Caracteriza-se por alterações quantitativas e qualitativas, total ou parcialmente irreversíveis . É o distúrbio (ou transtorno) do aprendizado mais freqüentemente identificado na sala de aula. Está relacionado, diretamente, à reprovação escolar, sendo causa de 15 % das reprovações. Em nosso meio, entre alunos das séries iniciais (escolas regulares) têm sido identificados problemas em cerca de 8 %. Estima-se que a dislexia atinja 10 a 15 % da população mundial.

DIGRAFIA é também chamada de letra feia. Isso acontece devido a uma incapacidade de recordar a grafia da letra. Ao tentar recordar este grafismo escreve muito lentamente o que acaba unindo inadequadamente as letras, tornando a letra ilegível. Algumas crianças com disgrafia possui também uma disortografia amontoando letras para esconder os erros ortográficos. Mas não são todos disgráficos que possuem disortografia. A disgrafia, porém, não está associada a nenhum tipo de comprometimento intelectual.

DISORTOGRAFIA Até a 2ª série é comum que as crianças façam confusões ortográficas porque as relações com os sons e palavras impressas ainda não estão dominadas por completo. Porém, após estas séries, se as trocas ortográficas persistirem repetidamente, é importante que o professor esteja atento já que pode se tratar de uma disortografia. A característica principal de um sujeito com disortografia são as confusões de letras, sílabas de palavras, e trocas ortográficas já conhecidas e trabalhadas pelo professor.

DISCALCULIA A discalculia é um distúrbio neurológico que afeta a habilidade com números. É um problema de aprendizado independente, mas pode estar também associado à dislexia. Tal distúrbio faz com que a pessoa se confunda em operações matemáticas, conceitos matemáticos, fórmulas, seqüência numéricas, ao realizar contagens, sinais numéricos e até na utilização da matemática no dia-a-dia.

                         
Felipe Ribeiro Fonoaudiólogo e Psicopedagogo
 Coordenador NIACP
 Adriana Cunha Psicóloga

Nosso próximo encontro contará com o tema TDAH e suas implicações na dinâmica da aprendizagem. Aguardamos vocês lá.


   

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