FONOAUDIÓLOGO E PSICOPEDAGOGO

FONOAUDIÓLOGO E PSICOPEDAGOGO
Felipe Ribeiro

NIACP Rio

Atuação voltada para o diagnóstico e acompanhamento dos Transtornos

de Aprendizagem, Comunicação, Necessidades Especiais e Inclusão.

Méier e Barra da Tijuca - Rio de Janeiro.

AVALIAÇÃO - TERAPIA INDIVIDUAL E EM GRUPO - SUPERVISÃO

CURSOS E PALESTRAS EM INCLUSÃO, MEDIAÇÃO E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM

AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA - AVALIAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA

PARCERIAS EM AVALIAÇÕES COMPLEMENTARES

quinta-feira, 31 de março de 2011

Aos colegas da reabilitação


Somos uma equipe multidisciplinar no bairro do Méier Rio de Janeiro, trabalhamos predominantemente com Dificuldades de Aprendizagem e estamos com projetos de expansão atendimentos para crianças especiais, Down, PC, sindromes etc... Estes atendimentos já ocorrem, mas acredito que para oferecer qualidades precisamos ter em nossa equipe opções de atendimento INTEGRADO.

Buscamos profissionais dinâmicos, que ame o que faz mesmo, que goste e aceite palestrar, ministrar pequenos cursos para cuidadores e pais, que queira crescer conosco em todos os sentidos.... Não estamos lhe oferecendo pacientes, mas a chance de captá-los junto conosco.

Áreas:
Terapia Ocupacional
Psicomotricidade - Graduado em Educação Física
Nutricionista / Dieta de crianças especiais inclusive TDAH



Currículo / contato: niacpmeier@ig.com.br 

Conheça nosso blog: www.niacp.blogspot.com

sábado, 19 de março de 2011

21/3 - DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN

21/3 - DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN
INCLUSÃO ACONTECENDO - AMPLIE ESTE EXEMPLO
 
 
 
Como não poderia deixar de ser, o Dia Internacional também vai invadir a mídia social. Ferramenta de inclusão usada mundialmente por milhões de jovens, um clipe preparado para a data está sendo disseminado através do Facebook, Twitter, Orkut, MSN, email... Embalado pela emblemática canção de Lenine “Diversidade”. o clipe traz imagens de crianças, jovens e adultos com síndrome de Down em situações cotidianas, entre elas das filhas do Senador Lindbergh Farias e do Deputado Federal Romario. A letra da música foi traduzida para o inglês e o espanhol e será veiculada para todo o mundo através da Down Syndrome International.
 
 
NIACP APOIA

quinta-feira, 10 de março de 2011

MEU FILHO GAGUEJA


       Seu filho/a está gaguejando? Não se desespere, a gagueira é muito mais comum do que imaginamos e existem formas de ajudarmos nossas crianças.
        A gagueira se caracteriza por interrupções involuntárias no fluxo da fala. Essas interrupções se apresentam em forma de repetições, hesitações, bloqueios, prolongamentos, tensões corporais e/ou orofaciais. Trata-se de um distúrbio universal, presente em todas as partes do planeta independentemente da raça, cultura, credo ou situação socioeconômica. A gagueira incide temporariamente em 4% da população e prevalece em 1% da população mundial, numa proporção de quatro pessoas do gênero masculino para uma do gênero feminino.

        Crianças na faixa etária compreendida antes da alfabetização estão ativamente aprendendo a falar. Neste processo, é natural que cometam erros de fala. Algumas crianças apresentam mais do que outras e isto é normal. Entretanto, há certas crianças que apresentam muitas hesitações/disfluências - principalmente repetições e prolongamentos de sons, que são facilmente notadas por quem ouve. Neste caso é importante estarmos atentos.

       Na maioria dos casos, ela surge entre os dois e quatro anos de idade, e seu desenvolvimento é gradual, mas, em um terço das crianças atingidas, ela começa abruptamente. Tende a ocorrer em famílias onde há membros que gaguejam, ou que gaguejaram, em uma proporção três vezes maior do que em crianças sem histórico familial positivo.
         Estudos específicos apontam para a transmissão genética na maioria dos casos. Porém, o fator genético não pode ser considerado como causa única, mas sim como predisposição para esse distúrbio. A gagueira é compreendida como um distúrbio multifatorial de base neurológica.

        Se você estiver preocupado/a quanto à possibilidade de desenvolvimento de gagueira em uma crianças, não deixe que ela perceba qualquer atenção especial neste momento. Ao invés disso, procure um fonoaudiólogo especializado em Gagueira/ Linguagem para receber orientações e sugestões.

          Muitas das crianças que gaguejam poderão obter remissão total desse quadro, mas ainda não há como o leigo prever quais são as crianças que se encontram nesse grupo. E é exatamente por isso que é fundamental que se faça uma avaliação especializada e, se necessário, se inicie o tratamento o mais cedo possível. Quanto mais rápida e adequada for a intervenção terapêutica, melhores serão os resultados.
Dicas para pais e Professores

1- Não diga para a criança falar mais devagar;
2- Não diga para a criança relaxar;
3- Não diga a criança como respirar;
4- Fale com a criança calmamente, sem pressa, e com pausas freqüentes;
5- Ouça a criança até o fim;
6- Espere alguns segundos tendo certeza que ela concluiu o que ia dizer;
7- Crie dinâmicas na sala de aula para as crianças entenderem que há momentos para falar e para escutar
8- Não interrompa a criança;
9- Não complete as palavras em que ela tem dificuldade;
10- Não subestime e nem o trate de maneira diferente, lembre-se toda criança é igualmente especial;
11- DICA DE OURO - Não ria, não permita que os outros riam, conscientize alunos e familiares para que a interferência dos ouvintes seja positiva.


Qualquer dúvida busque aconselhamento e avaliação de profissional especializado!
Fonoaudiólogo Especializado em Linguagem.


Texto Adaptado por
Dr. Felipe Ribeiro
Fonoaudiólogo e Psicopedagogo NIACP